Copa Norte Capixaba de MTB 2013 terá laragada e chegada no Sítio Histórico Porto de São Mateus.

15/11/2013 08:03

A história do local:

Os primeiros sobrados no cais do porto foram construídos no Século XIX, antes ali só existia um terreiro para depósito de mercadorias que eram importadas e exportadas. De 1840 a 1870 foram sendo construídos imponentes sobrados de mirantes, pátios internos, cobertos com telha canal e gradil de ferro trabalhado, símbolo do poderio econômico da elite de então.

Mesmo com a introdução do café, da cana de açúcar, entre outros produtos de consumo, São Mateus manteve durante muito tempo a sua primeira fonte de renda: o comércio de farinha de mandioca. Nos meados do século XIX, mesmo o café já estando espalhado por todo sul do estado, São Mateus ainda exportava farinha para o Rio de Janeiro, para a Bahia e para Minas Gerais.

A inexistência de outras vias de escoamento aumentou o movimento do porto, especialmente após a autorização da navegação regula, em 13 de julho de 1860.

Para cobrir gastos com a construção do cais de concreto e outras melhorias no cais do porto, em 1864 foi criado um imposto de 1% sobre todas as exportações.

Atualmente o local é muito visitado por turistas, que vem em busca das belas paisagens do Rio Cricaré, da História Norte Capixaba, e dos artesanatos que traduzem a escencia da Região.