Release da Maratona MTB Épic Trail válida pela 1º etapa da Copa Norte Capixaba de MTB 2013.

28/11/2013 10:22

Release       

 

No último domingo, o Porto de São Mateus ficou mais colorido que nunca, o largo do chafariz desta vez foi o palco da Maratona MTB Épic Trail, válida pela 1ª etapa da Copa Norte Capixaba de MTB 2013, recebendo com toda sua exuberância atletas de São Mateus e de outros Municípios, que sempre prestigiam as Competições em terras Mateenses em busca de aventuras nas inúmeras Trilhas preparadas especialmente para o esporte. E este foi o principal destaque da Prova, as dificuldades surpreenderam muitos atletas que fizeram o percurso completo, devido ao seu nível técnico e extensão, foram 42 km, um número baixo se comparado a outras Provas no mesmo estilo, porém a maior parte da Competição o atleta pedala dentro da mata-atântica por trilhas com grande quantidade de curvas, subidas, decidas e raízes isso diverte muito mas também desgasta os atletas.

A largada foi dada às 10h, e o pelotão seguiu em deslocamento pelas ruas da cidade até o início da estrada de terra, onde foi dada a largada oficial, primeiro para as categorias do percurso compelto com 42KM, logo no início Sidicley Defendente de Vila Velha mostrou que não estava para brincadeira e puxou a fila dificultando as coisas para os atletas menos preparados, já na Trilha do Urubú, Felício Borges de Santa Tereza e Sidicley se destacaram dos demais, se revezado na liderança geral da Prova até o término das trilha e início do trecho final que era em asfalto onde foram alcançados pelo atleta da categoria sub 40 Clemilson Silva, já no asfalto a caminho da chegada Sidicley imprimiu um forte ritmo seguido apenas por Clemilson, 

que atacou e venceu a Prova na geral e sendo muito aplaudido na chegada.

No entanto os atletas da categoria do percurso reduzido tiveram sua disputa em 40 KM de trechos de estradas e trilhas, este grupo de categorias é destinado a atletas de menor nível técnico e físico, sendo uma porta de entrada para o mundo das competições de mountain bike.

Muitos atletas que tinham como missão o percurso completo chegaram ao final exaustos, castigados pelo sol, dureza do circuito e tempo de Prova e este desafio também foi imposto para as meninas da categoria elite, que foi vencida por Leila Santos deixando na segunda posição Eudeth Possato.

Outro atleta que esteve perto dos líderes foi Leandro Nascimento, vencedor da sub 30, deixando Igor Nascimento na segunda posição e Renato Brito Junior em terceiro.

Já na categoria sub 40, vencida por Clemilson que também foi o vencedor na geral,o segundo colocado foi Wender Zeni seguido por Solivan Vernec.

Na Categoria sub 45, Moisés Preato liderou por quase todo o percurso, sendo ultrapassado pelo vencedor da categoria Everton Siqueira, em terceiro ficou Kézio Belúcio.

Na categoria Estreante outro duelo entre os líderes Thiago Vargas e Ivan Tavares foi o destaque da categoria, mesmo com o forte ritmo imposto por Antônio Vieira no início da Prova o vencedor foi Thiago seguido por Ivan e Renan Smarzaro.

Na categoria Turismo Sub 40 o número de atletas dificultou a disputa, vencida por Alex Prado Soares, em segundo ficou Ademilson Vieira e em terceiro Leonardo Cavalcante.

Na categoria máster o vencedor foi Reginaldo Moura Batista, na turismo over 40 - Valcenir Rosa foi o vencedor e na Turismo sub 40- Amabele Quinquim foi a vencedora.

Os atletas que estiveram em São Mateus, gostaram muito das belezas e da receptividade dos comércios e moradores do Porto de São Mateus que receberam de braços abertos à turma do pedal.

A segunda etapa da Copa Norte Capixaba de Mountain Bike, acontece dia 01 de dezembro na Pista de MTB do Bairro Nova São Mateus, localizada em frente à Igreja da Comunidade São Pedro, esta Prova será no estilo cross coutry em circuito fechado com número de voltas conforme a categoria, uma Prova que permite uma melhor visualização das disputas pelo público. O MTB XC São Pedro, terá largada às 9:30h, e terá premiação em dinheiro no valor de R$ 2.200,00, almoço para os participantes, água de coco e frutas.

A Copa Norte Capixaba de MTB 2013 tem o patrocínio do Shopping Bike, Secretaria Municipal de Esportes e empresas locais que acreditam e investem no Mountain Bike.

Realização:

Marcelo Duarte Menengussi(27) 998353956.